SOBRE A AUTOGLASS

Para brisas Temperado e Laminado

Entenda a diferença entre esses dois tipos de vidros

Até o final dos anos 80 ainda se produzia veículos com parabrisa temperado, entretanto, por ser considerado um equipamento de segurança, desde 1990 é obrigatório equipar os automóveis com para-brisas laminado. Mas como um vidro pode ser um equipamento de segurança? A explicação é simples: em no caso de uma colisão, os cacos do pára-brisa laminado permanecem presos à película. Se uma pedra ou outro objetivo atingir o para brisa, a probabilidade de perfuração é pequena

Outro fator essencial para a segurança é o air bag. Só que em casos de acidentes com o pára brisas temperado, a quebra ocorria em pequenos pedaços e causava danos a visão. Por isso seria impossível usar air bags neste tipo de párabrisas. A técnica de instalação do parabrisa (antes encaixado com borracha e hoje colado) também contribuiu para viabilizar o uso do air bag.

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Já o vidro temperado é utilizado nos vidros laterais e no vigia. É muito resistente e possui a característica do estilhaçamento instantâneo. Se quebrado, o vidro se estilhaça em pequenos pedaços pouco cortantes, diminuindo os riscos de causar ferimentos graves aos ocupantes, além de proporcionar um ambiente mais seguro em acidentes. Em caso de capotamento, é mais fácil sair do veículo quebrando os vidros laterais e o vigia do que pelo para brisa.

Além da segurança, o parabrisa possui um papel estético e de conforto. Ao longo dos anos, as montadoras foram aumentando o tamanho dos para brisas integrando-os ao design do veículo, e hoje, o tamanho médio de um para-brisa é cerca de duas vezes maior do que na década de 70 ou 80. Aos poucos as montadoras também vão inserindo inovações tecnológicas nos párabrisa, dentre eles *sensor de chuva, acústico, hidro-repelente, térmico, termo redutor e head up display.

Pára brisas com maior resistência a quebra estão sendo testado. Em breve veremos novos pára-brisas no mercado.

*
- Sensor de chuva: sistema que aciona os limpadores do parabrisa automaticamente em caso de chuva;
- Acústico: para-brisa capaz de filtrar ruídos externos aumentando o conforto acústico no interior do veiculo;
- Hidrorepelente: característica que evita a retenção de água no párabrisa;
- Térmico: sistema que aquece o para brisa evitando o embaçamento;
- Termo redutor: pára-brisa com sistema de filtro de raios infravermelho, o que diminui a passagem de calor para dentro do veículo;
- Head up display: sistema que permite a projeção das informações do painel no para brisa.

 



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