SOBRE A AUTOGLASS

Retrovisores Automotivos

Os espelhos retrovisores* estão entre os equipamentos de segurança mais importantes presentes nos automóveis. Eles são fundamentais para evitar situações de risco e acidentes, pois a principal função dos retrovisores é ampliar a visão do motorista para ajudá-lo a se locomover de uma maneira mais segura. Existem dois tipos fundamentais de retrovisores: os retrovisores externos e o retrovisor interno.

Com o avanço da tecnologia os retrovisores automotivos tornam-se cada vez mais inteligentes e funcionais. Retrovisores fotocrômicos, com pisca, retráteis, com sensor de ponto cego, memória integrada, função Tilt Dow estão entre as novidades.

Os retrovisores externos podem ser fixos, manuais e elétricos.  Quanto as cores, podem ser na cor preta, cromada ou na cor do veículo.

RRGZ0102

O retrovisor interno deve ser ajustado de modo que seu campo de visão se encaixe no centro do vidro traseiro do veículo, tanto na horizontal como na vertical. Esta visibilidade é para acompanhar os veículos que estão atrás, pois o retrovisor interno não deve ser utilizado para as mudanças de faixa. Para essa finalidade, utilize os retrovisores externos.

A maioria dos veículos vêm com um espelho retrovisor interno prismático, que pode ser regulada para o dia ou noite, manualmente. Uma pequena alavanca localizada na parte de trás do retrovisor serve para alterar a definição de uma posição. Também existe no mercado o retrovisor interno com lente plana e fotocrômica.

Espera-se nos próximos anos a gradual eliminação de retrovisores como os conhecemos hoje, sendo substituídos por câmeras e telas no interior no veículo.

*

- Com memoria integrada – possui controle elétrico e memoriza as posições de regulagem do espelho, facilitando o ajuste quando mais de uma pessoa utiliza o veículo;
- Fotocrômicos – escurece a lente quando é refletido uma luz alta, evitando o ofuscamento;
- Com pisca (também conhecido como “side repeater”) – terceira luz de seta, acionada junto com a seta e o pisa-alerta;
- Retráteis automático – se fecham ao ser acionado o alarme ou até mesmo quando é desligada ignição do veículo. Alguns modelos possuem um interruptor;
- Com sensor de ponto cego – dispositivo luminoso que sinaliza para o motorista quando existe um objeto no ponto cego do veículo, seja no próprio retrovisor ou no painel;
- Função Tilt Dow – auxilia nas manobras de estacionamento. Ao engatar a ré, o retrovisor se ajusta automaticamente para mostrar guia.



ANTERIOR

Para brisas Temperado e Laminado

ANTERIOR

PRÓXIMA

Novidades Abril 2016

PRÓXIMA
® 2016 - AUTOGLASS - Soluções em vidros e peças automotivas