Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Entenda a importância da troca de filtro e higienização do ar-condicionado para a saúde o conforto no seu carro

O Brasil tem climas que variam do calor extremo ao frio cortante, muitas vezes, em um mesmo dia. Nesse cenário de variações de temperatura o ar-condicionado virou um importante aliado dos motoristas e passageiros especialmente em cidades onde o trânsito resulta em engarrafamentos. Nesses momentos o ar-condicionado é sinônimo de conforto e saúde.

Fato é que o ar-condicionado tem grande importância no dia-a-dia de quem dirige, mas como cuidar do sistema de climatização do carro? Quais os sinais que alertam sobre a necessidade de buscar um profissional e quais manutenções são importantes para garantir a qualidade do ar no veículo?

Como cuidar do ar-condicionado?

Capturar

A qualidade do ar do sistema de climatização vai estar diretamente relacionado as condições de uso, por exemplo, em cidades muito poluídas os dutos e filtros tendem a ficar mais sujos, assim como em regiões com estradas de terra. A limpeza dos defletores (por onde o ar sai) do ar-condicionado e a manutenção da higiene do veículo  podem ser feitas pelo dono do veículo e ajudam a manter o bom funcionamento. Outra atitude importante é ler o manual de instrução do veículo, ali ficam expostas todas as funções do ar-condicionado e ajuda ao proprietário a usar de melhor maneira o aparelho.

Já a manutenção preventiva é indicada de 6 em 6 meses com a troca do filtro de cabine e higienização com produtos específicos. Alguns sinais apontam a necessidade de ajuda profissional, eles são:

-Mau-cheiro que pode ser gerado por umidade excessiva, bactérias ou fungos nos dutos e filtro;

-Irritação ou problemas respiratórios como resultado do acúmulo de poeira e ácaros nos dutos. Esse problema fica evidente quando os passageiros sentem dificuldades de respirar ou passam por crises alérgicas.

-Resfriamento demorado, acontece quando o sistema não consegue devolver a cabine do veículo um volume ideal de ar refrigerado devido ao acúmulo de sujidade no filtro, isso faz com que seja necessário maior esforço do sistema de compressão elevando inclusive o consumo de combustível.

2

A imagem acima mostra a diferença entre um filtro usado por 6 meses (à esquerda) e um novo (à direita). Os filtros atualmente contam com tecnologias, como exemplo o carvão ativado, para impedir a proliferação de organismos nocivos à saúde e a manifestação de mau-odor, por isso o ideal é realizar uma vistoria para garantir a qualidade do item. É relevante lembrar que nem sempre há manifestação de mau-cheiro, mas isso não significa que tudo vai bem.

Como é feito a higienização do ar-condicionado e a troca do filtro de cabine?

É comum ouvir sobre a necessidade de higienização do ar-condicionado, porém poucos proprietários sabem como ela é feita. Essa manutenção é considerada preventiva e é indicada de 6 em 6 meses com o uso de aerossóis específicos que cuidam de  higienização com produtos próprios para conter a proliferação de microrganismos e a troca do filtro. São duas coisas distintas. O filtro é responsável por conter partículas que possam estar suspensas impedindo de entrar dentro do veículo e filtrar partículas que possam estar dentro da cabine. Existem dois tipos:

Filtro de Poliéster: capaz de filtrar partículas sólidas que vem de fora do carro ou presentes no ar da cabine que passam por ele.

Filtro de carvão ativado: além de filtrar partículas solidas, esse filtro também retém gases e odores externos e internos.

Já o aerossol está disponível no mercado em várias versões, no entanto a maior parte deles tem função de higienizar e desinfectar os dutos do ar-condicionado. A variação neste caso está relacionada ao perfume do produto.

É fundamental que a manutenção seja feita por um profissional especializado. O filtro de cabine esta muitas vezes localizado atrás do painel do veículo e por isso é necessário desmonta-lo. Por acumular partículas muito finas é necessário utilizar equipamentos e produtos especiais para remover todo o pó e se proteger contra fungos, bactérias e vírus. É essencial garantir também que o filtro fique na posição correta dentro da cabine para o seu melhor funcionamento.

311500

O próximo passo após a troca do filtro é aplicar o aerossol higienizador conforme as indicações do modelo do carro e da fabricante. Esse processo quando feito por profissionais seguindo as indicações técnicas resulta em um interior do veículo mais agradável com cheirinho de novo e principalmente, mais seguro para o condutor e os passageiros.

Como escolher onde fazer a troca?

Por ser um serviço que envolve diretamente a saúde de quem usa o carro é importante escolher quem oferece filtros e higienizadores certificados, afinal, não adianta ter um carro cheiroso sem que tenha sido feito a desinfecção de possíveis microrganismos de maneira correta.  Outro ponto importante é relevar o fato de que é necessário desmontar o painel do automóvel, e sem as ferramentas corretas e o treinamento adequado isso pode gerar danos. Se precisa de uma avaliação ou realização da higienização a Autoglass é o nome certo. São mais de 60 unidades por todo o Brasil que contam com equipe técnica e os equipamentos fundamentais para um serviço de qualidade. Além disso todos os filtros e higienizadores são certificados, fazendo toda a diferença para quem se preocupa com qualidade e conforto. Você pode conferir a Autoglass mais perto de você pelo telefone 0800 025 6313 ou Whatsapp (27) 99248-6816.

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina