Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Saiba Como Escolher a Lâmpada Ideal Para Seu Carro

Sem dúvida para os amantes e fãs de automóveis, cada detalhe importa! Dentre os itens de modificação e atualização em veículos, destacam-se os do sistema de iluminação. A legislação de trânsito brasileira é uma das mais completas, especialmente quando se trata de alterações no veículo. A principal exigência que a lei impõe ao condutor e aos proprietários é que todos os itens aplicados nos carros sejam testados e aprovados pelo Inmetro. Mas e as lâmpadas? O que posso usar ou não?

Hoje o mercado de autopeças disponibiliza uma enorme variedade de itens de iluminação, como faróis de neblina ou milha que podem ser adaptados ou até mesmo led’s que são instalados nos veículos. Mas quando o assunto são faróis as principais adaptações estão relacionadas as lâmpadas. Antes de considerar a troca da lâmpada de um carro é preciso conferir no manual de instrução quais modelos o sistema original do carro suporta, para que não haja uma sobrecarga nos relés ou módulos. Outro ponto essencial é garantir que todas as lâmpadas instaladas no carro sejam certificadas pelo Inmetro para que o condutor não seja pego de surpresa, especialmente durante a direção a noite, com uma lâmpada queimada.

As principais variações das lâmpadas são: Halógena, também conhecida popularmente como comum, Super Branca ou Night Breaks, Led e o famoso Xênon.

Lâmpadas Halógenas ou Comuns

As lâmpadas halógenas são mais comuns nos veículos. São incandescentes e tem uma tonalidade amarela. As mais potentes chegam a 3,500k (que corresponde a capacidade de luminescência). As lâmpadas halógenas são mais baratas, e é identificada pela letra H. Para saber qual lâmpada comum é compatível com o veículo basta conferir no manual.

Lâmpadas Super Brancas e Night Break

As lâmpadas super brancas ou night break são muito parecidas com as incandescentes. Possuem pequenas alterações quando a capacidade de iluminação, ajudando ampliar a visibilidade em carros que possuem faróis mais fracos, especialmente os mais antigos. A versão super branca, como o próprio nome indica, possui um faixo de luz mais claro enquanto a night break continua sendo amarela, porém com a luminosidade potencializada. Existem modelos que variam de 4200k a 8500k já disponíveis no mercado. É preciso garantir que elas estejam de acordo com a legislação e sejam certificadas pelo Inmetro. A instalação deve ser feita seguindo as orientações do manual do proprietário já que o encaixe das lâmpadas é igual as das versões H.

O LED

Já o Led, é um dispositivo mais moderno e é caracterizado pela grande capacidade de iluminar e com aspecto visual mais moderno. É importante salientar que essas lâmpadas, apesar de serem mais duradouras, não poderão ser adaptadas nos faróis principais sem que haja alteração no documento do veículo. Ou seja, se o carro sai de fábrica com lâmpadas halógenas não pode receber o LED no conjunto ótico original. A exceção fica por conta dos faróis de milha ou auxiliar como determina a resolução do código de trânsito nº 667/2017.

Mas lâmpadas LED, são proibidas? Não há restrições contra elas, é possível colocar lâmpadas de LED no carro assim como super brancas. No entanto, o Contran considera a troca para o LED como uma mudança na tecnologia do veículo e a alteração deve constar na documentação do veículo.

Proprietários de carros onde o Led sai na linha de montagem devem ficar atentos quanto a tonalidade da lâmpada. Nesse caso é emitir uma luz branca ou amarela, sem exceções. Caso o contrário, é necessário retirar o dispositivo, pois o veículo pode ser multado e retido pela fiscalização. Muitas montadoras optam por essa variação, afinal a tecnologia do LED é muito mais duradora do que as halógenas e xênon.

Lâmpadas Xênon

As lâmpadas Xênon, assim como as lâmpadas LED, além de possuírem o atrativo estético podem ter desempenhos melhores para iluminação, alcançando faixas maiores de impacto da luz do farol, como mostra o esquema abaixo.

1319271038

O xênon emite uma luz muito mais forte que as outras lâmpadas. Normalmente, a regulagem dela fica em um ponto que atrapalha a visão dos veículos que vêm na direção oposta.

Posso ou não usar lâmpadas xênon em meu carro ou de aplicar nos veículos dos meus clientes?

Resolução 384 do Contran, de 02 de junho de 2011, atualizou a lei proibindo o xênon nos veículos. A partir dessa data somente veículos com o item de fábrica ou modelos regularizados até junho de 2011 poderão circular usando a lâmpada. É importante ficar atento a esses pontos pois ser flagrado com xênon sem regularização resulta em multa grave e o veículo ficará retido até a regularização.

Como melhorar a visibilidade do meu veículo?

Além dos aspectos estéticos, que contam muito para quem tem um carro, o aumento do conforto ao dirigir é também um bom motivo para buscar a troca de uma lâmpada. É preciso estar atento, pois a condição dos faróis também influência muito no funcionamento do conjunto de lâmpadas.

Se o veículo possui o sistema original e usa lâmpadas halógenas é possível substitui-las por modelos super brancas ou night break sem a preocupação com burocracias. Normalmente em veículos populares a troca das lâmpadas é simples e só consiste em um sistema de travas. Os modelos mais novos especialmente possuem a caixa do motor mais apertada por isso a ajuda de um profissional é importante em alguns casos.

1828159576

A Autoglass conta com um dos maiores estoques de lâmpadas do Brasil para atender a seus clientes. Você encontra as melhores marcas, para os mais diversos veículos e todas com certificação e garantia para você ter tranquilidade na hora instalar lâmpadas. Confira a linha de lâmpadas da Autoglass clicando no link autoglassonline.com/lampadas.

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina