Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Faróis e lanternas quebrados: por que trocar ao invés de reparar?

Quando o resultado de um pequeno acidente é uma avaria leve nas lanternas ou faróis sempre surge a pergunta: é melhor trocar a peça ou procurar um reparo? Vale a pena fazer a leitura deste artigo até o final para conferir o que considerar antes de buscar um reparo ou fazer a troca de uma peça.

Bem, se o assunto envolve a segurança dos passageiros e do veículo vale a pena consultar um profissional da área, por isso conversamos com o especialista em peças da Autoglass.

Os faróis e lanternas compõe o que é conhecido como conjunto ótico do veículo. Até o início dos anos 90 muitos carros possuíam lentes de vidro nessas peças, e foi observado que esses componentes eram significativamente mais suscetíveis a quebra e geravam mais insegurança em caso de acidentes (pelo fato do vidro ser altamente cortante). Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidos materiais baseados em polímeros plásticos que se tornavam mais resistentes a impactos, leves e seguros, porém, que ficam mais expostos a deformação pelo calor e elementos químicos presentes na água da chuva que a médio-longo tempo torna as peças mais fragilizadas. Sabendo disso, em caso de acidentes que resultem em quebra ou trincas nas lentes e parte internas de um farol ou lanterna, a melhor opção é trocar a peça ou comprar uma nova?

O especialista destaca que é importante observar a diferença que essas peças têm em relação a componentes que habitualmente são retificados ou reparados como caixa de embreagens, caixa de direção e câmbios:

-Peças da mecânica do carro foram pensadas para sofrerem desgastes. Por isso vários conjuntos e ferramentas foram desenvolvidas para recondiciona-las como novas. Outra coisa é relacionar essas peças com o custo e dificuldade de produção. Peças como câmbios possuem muitos componentes e são caros. Quando reparados duram muito. Lanternas e faróis tendem a ser feitas de maneira super mecanizadas ou com dispositivos fechados (sem parafusos ou travas), isso para que não permitam a entrada excessiva de umidade nem de sujeira, além de aumentarem a resistência aerodinâmica da peça.

Qual a diferença entre uma peça nova e uma reparada?

A principal diferença está no acabamento e nos detalhes da vedação. Durante a fabricação a lente do farol ou lanterna são fixadas as carcaças sob ação do calor e pressão, condições muito difíceis de serem reproduzidas fora do ambiente da fábrica. Isso faz com que haja o isolamento ideal impedindo a entrada excessiva de umidade ou impedimento do fluxo de ar no interior da peça.

2

Faróis e lanternas são totalmente vedados?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os faróis e lanternas possuem furos por onde o ar deve circular. Isso garante que haja lugar para o ar quente (aquecido pela lâmpada) saia, impedindo que a pressão no interior da peça aumente e crie trincas, e que a umidade em dias de chuva não se concentre e gere condensação, como já falamos em outros artigos.

Qual o risco de usar uma peça reparada?

O principal risco de usar uma peça de iluminação reparada está na segurança com relação ao funcionamento da peça e durabilidade do serviço. O especialista da Autoglass, destaca: “É sempre bom evitar reparar essas peças, especialmente reparos amadores. É muito comum chegarem clientes que optaram pela troca da lente de um farol quebrado e foram surpreendidos por uma infiltração intensa após chuva.”

O especialista conta ainda sobre o fato de o risco de queima de lâmpadas aumentar muito: “já chegou em nossa loja um cliente relatando que trocou a lâmpada 3 vezes no mesmo mês. Fizemos uma inspeção no sistema de iluminação e o nosso técnico identificou que a peça reparada com silicone não estava impedindo a entrada de umidade. O pior é que ele já havia por conta das queimas trocado em outra oficina fusíveis e relés achando que o problema poderia ser na parte elétrica.”

Outro risco comum para quem faz reparo, especialmente de lanternas, é de perder as lentes devido a ação da vibração do veículo, que ao longo do tempo gera fissuras na cola.

Qual a vantagem de escolher uma lanterna ou farol novos?

Segundo o especialista se comparados os preços de uma peça nova com o de um reparo profissional a diferença é muito pequena, especialmente se considerarmos que a peça nova possui garantia e vida útil maior, além de trazer mais segurança na direção.

O que observar caso precise trocar meu farol ou lanterna?

Como o mercado de reposição brasileiro é bastante abastecido, não é muito difícil encontrar peças para substituição. É importante estar atento aos selos de certificação do Inmetro e do grau de confiabilidade do serviço e da marca. Muitas pessoas escolhem o reparo com o intuito de economizar. A diferença entre peças novas em um reparo no caso de itens de mecânica, por exemplo, pode chegar a até 60%. Já no caso de faróis e lanternas essa diferença diminui até 10%, ou seja, veículos nacionais e nacionalizados tem baixo custo para a troca dos itens de iluminação e a confiabilidade da peça aumenta significativamente.

Manchas no farol: preciso trocar?

O especialista destaca que tem se tornado cada vez mais comuns carros novos apresentarem manchas nos faróis. Ele explica que isso se deve especialmente ao aumento da poluição nas principais cidades brasileiras que resultam em chuvas carregadas de elementos químicos que reagem a luz do sol e geram as manchas. – Normalmente essas manchas saem com produtos de limpeza de farol ou polimento, só que se deve estar atento para não repetir muitas vezes o processo diminuindo a espessura da lente. Quanto mais se repete o polimento, mais frágil tende a ficar o farol ou lanterna. O Ideal é sempre que lavar o carro usar um shampoo para o carro e cera nessa área, protegendo mais a parte plástica do farol.

1

Onde comprar um farol ou lanterna?

Na hora de comprar o farol vale a pena considerar se a peça possui garantia e se cumpre todos os critérios e padrões exigidos pelo veículo. Assim você preserva a segurança do veículo e passageiros e o valor de revenda do carro.

A Autoglass tem o maior estoque de vidros e autopeças da América Latina. Todos os itens são testados pelo nosso laboratório de controle de qualidade para garantir que ao comprar um produto em nossa loja virtual ou loja física, nosso cliente tenha a certeza de qualidade. Por isso é a única empresa do segmento a oferecer 1 ano de garantia em todos os produtos instalados por seus técnicos. Visite agora mesmo o autoglassonline.com.br e encontre o farol ou lanterna para o seu carro. Você pode escolher entre receber em casa, retirar ou instalar em uma de nossas lojas. Precisou de farol ou lanterna? Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina