Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Aprenda a cuidar do para-brisa e dos vidros do seu carro

Logo que se pensa em vidro automotivo as primeiras características que vêm à mente são a durabilidade e resistência dos materiais, porém, existem alguns cuidados que fazem a diferença para mantê-los limpos, sem manchas e riscos como um novo. Elementos como produtos de limpeza, chuvas ácidas, variações bruscas de temperatura e até mesmo pedrinhas arremessadas por pneus de veículos podem gerar danos, que em alguns casos podem ser irreversíveis.

Todos os vidros do carro são iguais?

Essa é uma pergunta muito comum para os proprietários de carros. Hoje no mercado automotivo existem basicamente dois tipos de vidros. A diferença entre eles está relacionada ao processo de fabricação. Os para-brisas, pela legislação brasileira, só podem ser laminados. Ou seja, são duas lâminas de vidro unidas por um vinil (plástico) translucido. Já os vidros laterais e traseiros são temperados. A diferença básica entre está no fato do para-brisa mesmo que sofra trincas se matem no lugar (devido ao vinil que une as lâminas) oferecendo maior resistência a objetos que possam ser lançados em direção ao motorista e passageiros (como por exemplo pedrinhas). Já os laterais e vigias caso sofram grande impacto ou pressão se rompem em estilhaços de tamanho uniforme e menos cortantes que o vidro normal.

1

Como cuidar dos vidros do meu carro?

Cuidar do vidro além de garantir o estado de conservação do carro ajuda na hora da revenda do veículo. Confira alguns cuidados e dicas simples dadas pelo especialista em vidros da Autoglass que vão ajudar você a conservar e limpar os vidros do seu carro.

1 – Limpeza segura

Na hora de lavar o carro vale a pena escolher produtos específicos para limpeza dos vidros. Produtos de limpeza usados em casa podem conter amônia e outros químicos que são abrasivos para vidros. Shampoos e detergentes com cera podem gerar manchas na hora da secagem.

2 - Atenção com as palhetas

As palhetas podem passar despercebidas durante uma revisão no carro, mas são indispensáveis na hora de dirigir na chuva. O tempo ideal de troca é de 6 meses e não deve ultrapassar 1 ano. A durabilidade da palheta é relacionada ao tempo que ficam expostas ao sol e ao tempo de uso. Segundo o especialista da Autoglass, as palhetas são grandes vilãs quando o assunto são arranhões nos para-brisas. Ao menor sinal de mal funcionamento dos limpadores procure troca-las e evitar riscos no para-brisa.

2

3 – Como limpar os vidros?

O especialista da Autoglass indica que uma boa limpeza começa com água e sabão neutro. Para a lavagem o ideal é usar um pano de microfibra limpo ou a parte macia da bucha. Produtos específicos para vidros são facilmente encontrados nos comércios do Brasil e possuem capacidade de realizar uma limpeza mais profunda e ter o efeito antiembaçante.

Vidros que não estão limpos, ou estão engordurados, tendem a embaçar mais o que é um perigo para quem dirige à noite ou em dias chuvosos. Para fazer uma boa limpeza, lembre-se que é preciso limpar os vidros do carro por fora e por dentro.

Uma boa dica é usar spray antiembaçantes. Uma opção mais barata é aplicar detergente líquido nos vidros para evitar condensação no vidro, basta espalhar o detergente na superfície do vidro e depois retirar o excesso com uma toalha ou papel seco.

3

4 – Vidros laterais

Vidros elétricos ou manuais precisam receber atenção para terem um bom funcionamento. A melhor opção é usar lubrificantes para as canaletas, silicone ou grafite. Isso facilita o funcionamento dos mecanismos e previne desgastes excessivos nos componentes do sistema.

5 – Cuidado com mudanças abruptas de temperatura

O especialista da Autoglass destaca que existe a possibilidade de aparecerem trincas como resultado de mudanças abruptas de temperatura da superfície do vidro. Por isso é importante evitar jogar água muito fria em carros que estejam expostos ao sol ou ligar o ar condicionado direcionando os defletores para o para-brisa. O problema é que caso o carro esteja muito quente o ar-condicionado pode resfriar rapidamente a superfície do vidro casando um choque térmico e gerar trincos no para-brisa.

Segundo o especialista os vidros automotivos não devem receber polimento. É comum durante o polimento acontecer uma distorção na peça e gerar um efeito de lupa, como uma lente de óculos de grau, tornando a direção desconfortável e perigosa.

O para-brisa além de proteger o interior dos veículos também tem função estrutural, ou seja, é essencial para suportar a resistência aerodinâmica do vento e sustentar o carro em casos de acidentes como capotamentos. Por isso é fundamental ficar atento ao menor sinal de trincas ou pontos no vidro além de sempre escolher fazer a manutenção ou troca de vidros com especialistas.

A Autoglass é a maior distribuidora de vidros da América Latina e está presente em todo o Brasil com mais de 70 lojas. Você encontra a maior variedade de marcas e modelos de para-brisas, vidros laterais e vidros traseiros no autoglassonline.com.br, a nossa #LojaVirtual. Compre online e escolha entre receber em casa, retirar ou instalar em uma de nossas lojas por um técnico especialista. Mesmo que você cuide rigorosamente dos vidros do carro, certos imprevistos podem ocorrer, lembre-se: Quebou? Trincou? Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina