Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

10 dicas que vão te ajudar a economizar combustível

Se você dirige todos os dias certamente já parou para pensar em uma forma de economizar com combustíveis. Segundo apontou estudo do IBGE, na última pesquisa publicada pela POF (Pesquisa de Orçamento Familiares) o brasileiro já tem gastado mais com transportes do que com alimentos. Por exemplo, os gastos com transportes representaram cerca de 14,6% do orçamento familiar enquanto com alimentos aproximadamente 14,1%.


Essa elevação está relacionada especialmente com o aumento do valor do combustível e da manutenção de veículos nos últimos anos. Mas existe uma fórmula para economizar com combustíveis? A resposta é bem simples e na maior parte das vezes está nas mãos e pés dos motoristas. Algumas boas práticas são aliadas do bolso e podem gera economia real no dia-a-dia! Confira 10 dicas para gastar menos com abastecimento do seu carro.


1 – Fique de olho na troca de marchas

Essa dica é muito útil se seu carro possui câmbio manual. Cada veículo tem uma relação de rotação e velocidade ideal para troca de marchas. A lógica é simples: quanto maior a rotação/giro do motor mais combustível o carro consome. O número ideal varia muito pelo tipo de combustível e potência do motor, porém na maior parte dos veículos a relação de troca de marchas fica próxima as 3000 rotações por minuto. Consulte o manual do veículo e economize mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.



2 – Cuidado com o pé no acelerador

Se seu modelo for automático, controlar o pé no acelerador é a melhor opção. Quanto mais se acelera mais se eleva a rotação do motor e por consequência as marchas serão trocadas com giros mais altos, aumentando o consumo de combustível. Ou seja, evite acelerações bruscas.


3 – Atenção aos semáforos

Durante a direção na cidade é muito comum ter de frear e acelerar muitas vezes. O ideal é que caso o trânsito esteja pesado ou se no trecho em que trafega existem muitos semáforos se mantenha uma velocidade constante e linear. Ou seja, evite retomadas rápidas de velocidade, isso eleva muito o consumo de combustível. Afinal, quem não se deparou com a necessidade de reduzir bruscamente a velocidade por conta de um semáforo fechado?


4 – Velocidade constante

Aceleração constante e linear são importantes aliados para quem quer economizar. Isso porque para vencer a resistência do ar e alcançar velocidades altas exige muito do carro. A aceleração constante faz com que o seu veículo faça proveito de todo desenho aerodinâmico para superar a resistência e alcançar a aceleração desejada sem necessidade de forçar o motor.


5 – E os pneus? Eles te ajudam a economizar!

Pneus calibrados fazem com que o carro tenha aderência ideal a estrada. Cada tipo de viagem ou carca exige uma calibragem diferente.



A pressão no pneu varia de acordo com a quantidade pessoas no veículo, pelo diâmetro dos pneus e aro da roda. Essa informação normalmente fica fixada em uma etiqueta nas portas dianteiras do carro ou na tampa do tanque. É essencial que a calibragem seja feita com os pneus frios.


6 – Alinhamento e balanceamento do carro em dia!

O balanceamento evita que o carro sofra trepidações durante a guia e torna o veículo mais estável. Já o alinhamento ajusta o alinhamento dos pneus para um contato ideal com o solo e evita desperdícios com o atrito.


Essa dica está relacionada diretamente com o desempenho do carro. Quanto melhor o desempenho, menor o consumo.


7 – Ar condicionado: vilão ou parceiro na direção?

Dirigir em dias quentes ou em grandes centros não é tarefa fácil, sem o ar-condicionado seria mais difícil ainda. Mas é interessante considerar o uso do aparelho. É fato que o consumo aumenta consideravelmente quando se liga o ar-condicionado, especialmente se o carro for 1.0. Isso porque motores mais potentes conseguem gerar mais equilíbrio entre a função mecânica do carro e dos compressores do sistema de refrigeração. Em dias com temperatura mais amenas utilize a função de ventilação ou trafegue com vidros entreabertos. O resultado sem dúvidas será percebido na economia com combustível.


8 – Manutenção e manutenção

Embora seja uma dica clichê, praticar manutenções no veículo, além de aumentar a vida útil do possante, melhora e equilibra a autonomia. E não se trata de gastar muito, revisões simples em velas e cabos, filtro de ar e troca de óleo na maior parte dos veículos populares ou nacionais custam menos do que um tanque cheio.


9 – De olho na bomba

Na hora de abastecer você fica também na dúvida entre que combustível escolher? O que define a potência de um combustível é a octanagem dele. A gasolina comum e a aditivada possuem a mesma relação de octanagem(igual a 87 segundo a BR Distribuidora), a diferença está no fato da aditivada receber um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. Já a gasolina Premium possui octanagem a partir de 91 e geram mais potência nos motores. Já a octanagem do etanol comum é de 110, gerando perceptível aumento de torque no motor. Mas como escolher o melhor combustível? A primeira coisa é escolher um posto de confiança para abastecer. De períodos em períodos use gasolina aditivada para ajudar na manutenção dos componentes do motor e nos abastecimentos rotineiros escolha entre álcool ou gasolina comum. Como escolher? É simples! Basta dividir em uma calculadora o preço do álcool pelo da gasolina, se o resultado for igual ou menor que 0,7, pronto, opte pelo etanol. Caso seja superior a 0,7 escolha gasolina.



10 – Películas te ajudam a economizar!

Felipe Santos, especialista da Autoglass destaca que o comportamento do condutor ao volante é o principal elemento que vai definir a economia. Ele aponta algumas ações que podem colaborar com o proprietário: - Vale a pena optar por uma vistoria no filtro de ar-condicionado e higienização que ajuda muito na refrigeração do veículo e diminui consideravelmente os gastos futuros tanto com gasolina assim como com manutenções. Outra coisa é usar películas de alta performance ou profissionais, elas ajudam a reter calor e por isso também fazem com que se gaste menos com ar-condicionado.


Vale a pena aplicar as dicas do Blog e ver o resultado delas no dia-a-dia. Quer ler mais dicas e informações importantes sobre carros e o mercado automotivo? Siga a Autoglass nas redes sociais e confira nossos posts semanais aqui no autoglass.com.br/noticias. Compartilhe com os amigos para que eles conheçam as 10 dicas para economizar combustível.


A Autoglass é a maior distribuidora de vidros e autopeças da América Latina. Possui mais de 70 lojas no Brasil para atender com excelência e qualidade que só a Autoglass tem! Conheça nossa Loja Virtual, clique em autoglassonline.com.br e tenha acesso aos nossos produtos. Confira nossa linha completa de para-choques, suspensões, arrefecimento e aproveite faróis, lanternas, retrovisores, vidros e acessórios com 1 ano de garantia ao serem instalados em nossas lojas. Se precisar de ajuda converse com um dos nossos especialistas online. Quebrou? Trincou? Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina