Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Suspensão Automotiva: fique atento aos 6 sinais que alertam sobre problemas no sistema.

Quando os donos e donas de carros pensam em suspensão automotiva a primeira coisa que vem a mente sem dúvidas são os conjuntos de amortecedores e molas. Mas, o sistema de suspensão é composto por alguns outros componentes como pivôs, balança, bieletas, braços, buchas e muito mais.

1

Além de garantir conforto durante a direção do carro o sistema de suspensão atua em diversos aspectos do desempenho do carro como estabilidade, velocidade e inclusive é essencial para que os freios funcionem corretamente.

E quais os principais sinais de problemas no sistema? Para te ajudar a ficar de olho e seguro, pontuamos os 6 principais sintomas de problemas na suspensão automotiva. Confira:

1 - Barulhos fortes

A maior parte das manutenções que são feitas nas oficinas acontecem quando barulhos altos surgem. Esse na verdade pode ser o último estágio de problemas nos amortecedores, coxins e batentes por exemplo. No Brasil as estradas não colaboram com a preservação dos veículos, buracos nas vias, falta de padrão em lombadas e redutores de velocidade colaboram com o desgaste excessivo de peças da suspensão. Outra causa comum dos barulhos pode ser a folga e desajuste entre os componentes. O importante é que sempre que ouvir barulhos fora do comum buscar ajuda profissional para que não se comprometa outras peças.

2 – Perda de estabilidade

Além de conforto a suspensão é essencial para garantir a estabilidade do carro. Seja em curvas acentuadas ou abertas, caso a suspensão tenha problemas é possível que aconteçam solavancos, balanços bruscos e até mesmo desvios da direção. Como o conjunto também é responsável pelo alinhamento dos pneus, é importante ficar de olho para evitar riscos de acidentes.

3 – Desgaste de pneus

Seja em carros de passeio, utilitários ou picapes, os pneus precisam se desgastar de maneira uniforme. Caso haja desgaste maior em um dos pneus do carro, é provável que haja algum problema no alinhamento das rodas ou no conjunto de molas e amortecedores.

O alinhamento além de ajudar na preservação do desgaste excessivo, auxilia na economia de combustível, já que a aderência dos pneus ao solo estará adequada. O Ideal na hora de comprar um amortecedor, conferir se ele é certificado e cumpre as especificações do seu carro.

0

4 – Vazamento de óleo

A maior parte dos amortecedores ainda usa óleo para o funcionamento. Pequenas trincas ou excesso de carga durante um impacto pode gerar vazamentos no cilindro da peça. Normalmente quando os carros estão parados, a menos vazamento nas peças. Mas ainda assim é possível perceber manchas de óleo no piso/chão. Nesse caso é preciso ter ainda mais atenção, pois além de prejudicar o funcionamento dos amortecedores, o fluido das peças pode entrar em contato com o sistema de freios gerando falhas no sistema.

2

5 – Rachaduras no monobloco

O mau funcionamento do sistema de suspensão pode gerar rachaduras no monobloco, especialmente próximo as torres de suspensão. Quando é constatado esse tipo de dano é importante investigar se a causa está relacionada com o conjunto de amortecedores.

O especialista em mecânica da Autoglass aponta que o ideal é sempre manter a suspensão nos padrões originais. Ações como rebaixamento ou elevação do carro coloca em risco a integridade do veículo se não for feita por especialistas. Para economizar com gastos excessivos de manutenção o ideal é optar por peças certificadas e sempre estar com o alinhamento e balanceamento em dia.

6 – Molas danificadas

As molas têm função de regular a altura do carro. Quando apresentam problemas não fazem barulho e por isso é importante ficar de olho no sinal mais comum de defeito: perda de altura. Outros sinais comuns de necessidade de manutenção são pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo.

Esses sinais são os alertas mais comuns sobre a necessidade de ir ao mecânico. Quando o assunto é defeito na suspensão um sinal amarelo se acende, afinal, ela é essencial para garantir a segurança de passageiros e motoristas. Além da segurança, ela preserva também o conforto para uma viagem tranquila. Fique de olho e faça manuntenções preventivas, assim você economiza com prejuízos eventuais e evita impactos em outras peças. E lembre-se: na hora de comprar suspensões exija qualidade e uma peça certificada.

A Autoglass é referência quando o assunto são peças automotivas. O maior estoque de vidros e auto-peças da América Latina está perto de você com mais de 70 lojas espalhadas pelo Brasil. As melhores marcas e a maior variedade em suspensão, faróis, lanternas, para-choques, vidros e itens mecânicos você encontra no autoglassonline.com.br, a Loja Virtual da Autoglass. Só no Autoglass online é possivel contar com especialista online em tempo real para ajudar encontrar a peça do seu carro e tirar suas dúvidas. Pensou em suspenção e auto-peças? Não se engane fique esperto! Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina