Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Farol automotivo: tudo que você precisa saber para usar corretamente os faróis do seu carro

A legislação de trânsito do Brasil é bastante extensa e traz detalhes relevantes para manutenção da segurança nas estradas e para preservação da vida de motoristas e passageiros.

O sistema de iluminação, muitas vezes descrito como conjunto ótico, é citado algumas vezes na lei e recebe orientações básicas que valem a pena de ser seguidas para que se mantenha a segurança e longe de multas. A variedade de componentes que fazem parte do sistema é grande, são faróis diurnos (conhecidos como DRL), faróis principais, faixas de led, farol auxiliar, lanternas, piscas e defletores.

Não é raro durante a direção ver motoristas usando de maneira errada as luzes seja com o farol alto ativo na cidade ofuscando a visão de quem trafega junto na via ou mesmo, não indicando suas ações pelas luzes de direção.

Nesse artigo você vai ficar por dentro da maneira correta de usar as luzes de seu carro.

Faróis Principais

Com avanço da tecnologia os faróis tornaram-se multifuncionais, mas às duas principais funções são: luz baixa e luz alta.

Os faróis baixos a partir do artigo 40, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro que foi alterado pela Lei nº 13.290/2016 indicam a obrigatoriedade do uso dos faróis baixos em rodovias, dentro de tuneis e durante a noite em qualquer via. No caso de rodovias e tuneis independente do período do dia, as luzes baixas sempre devem ficar acesas.

Já os faróis altos só podem ser usados somente em vias sem iluminação e sempre mudar para o baixo quando cruzar com outro veículo. O uso indevido das luzes altas em trechos urbanos resulta em multas e pera de pontos na carteira. O art. 224, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que "fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública" define como infração leve, ou seja, 03 pontos na carteira e o valor da multa é R$ 53,20.

Luzes de posição

Seja chamada de luz de posição, seta, pisca ou sinaleira as lanternas são muito importantes e essenciais para o trânsito seguro, especialmente nas cidades. Sempre que for feito movimento de mudança de posição elas devem ser usadas.

Seja para mudar de faixa, desviar de objetos na pista, em parada para passageiros ou entrar em uma via o uso das luzes de direção é obrigatório. Muitos motoristas assumem o hábito perigoso de não aciona-las e o resultado comum são acidentes e colisões. Além de gerar insegurança, o condutor fica sujeito a multa e perda de pontos na carteira de acordo com a CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997.

Faróis de milha ou auxiliares

Embora muita gente confunda os faróis de milha e de neblina não são a mesma coisa do ponto de vista de lei. As milhas ficam normalmente alinhadas aos faróis principais e em muitos casos já embutidas neles. O farol auxiliar de neblina fica na parte baixa dos para-choques e tem feixe normalmente mais fraco.

As milhas, como o próprio nome indica, tem a função de iluminar uma distância maior e são fixas. Trabalham normalmente em conjunto com os faróis altos e devem ser usadas em vias sem iluminação e desligadas sempre que o veículo cruzar com outros condutores.

Os faróis de neblina podem ser usados em qualquer momento desde que a luz não tenha intensidade alta. Ela tem a função de iluminar de baixo para cima sendo muito útil em trechos com baixa visibilidade.

Muito modelos também contam com lanternas de neblina que podem ser acionadas pelos motoristas em caso de trânsito por vias com neblina.

Pisca Alerta

O condutor deve usar o pisca-alerta quando se trata de uma situação de advertência, situações de emergência, ou seja, uma ocorrência de perigo, incidente ou imprevisto. Por exemplo, se você está dirigindo e acontece um acidente, um atropelamento, o trânsito cai bruscamente de velocidade. Isso é uma situação de emergência, uma situação crítica ou de perigo. Outro exemplo é quando ocorre problemas mecânicos ou panes, o pisca deve ser acionado para que os outros motoristas sejam alertados e vejam que seu veículo está imobilizado em via pública.

Não se deve utilizar o pisca com o carro em movimento, ou em situação de engarrafamento em estacionamento irregular (como, por exemplo em parada de fila dupla).

Fique atento!

A manutenção do sistema de iluminação é fundamental para preservação da vida. Hoje com o avanço da tecnologia e a implantação de leds nos conjuntos óticos, a durabilidade das peças tem aumentado bastante, mas isso não diminui a responsabilidade do condutor em verificar sempre a condição dos itens. Sempre antes de dirigir faça uma conferência do funcionamento das luzes essenciais: farol alto e baixo, lanterna de direção e luzes de freio. A substituição de uma lampada é bem simples, custa pouco e garante a segurança durante a guia do carro.

O especialista em iluminação da Autoglass dá uma dica importante: “-Assim como no caso de pneus, fusíveis e relés que saem de fábrica com reservas, é possível ter um kit reserva de lâmpadas no carro. Ocupa pouco espaço, na maior parte dos modelos são acessíveis e se tornam muito uteis em caso de emergência. O artigo 230 da lei de trânsito indica que trafegar com luzes queimadas pode gerar multa a partir de R$130,00. Ou seja, além de ser bom para emergências alivia o gasto com multas.”

Agora se você precisar de trocar uma lampada ou peça de iluminação, tendo garantia de qualidade e contando com especialistas, a Autoglass tem mais de 70 lojas pelo Brasil para te ajudar. Aqui você encontra, faróis, lanternas, piscas, lâmpadas e muita variedade de auto-peças, e claro, todas testadas e certificadas pelos órgãos regulamentadores que dão a certeza de funcionamento ideal e preservação do visual do seu carro. Ah, e você pode também contar com nossa loja virtual, o autoglassonline.com.br, onde você pode encontrar sua peça ou acessório e se precisar de ajuda para identificar o item ideal para seu carro, é só chamar um dos nossos especialistas no chat online. Tudo muito rápido, prático e seguro. Quando o assunto é linha de iluminação, não se engane! Fique esperto! Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina