Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Dica de mestre: especialista da Autoglass fala os efeitos que o excesso de peso pode causar no seu carro.

No Brasil, durante os feriados prolongados como o carnaval, é muito comum as famílias fazerem viagens ou passeios. E quase sempre tendemos a levar muita coisa dentro dos veículos. Muito provável que você já viu carros com aspecto rebaixado devido ao excesso de peso, no entanto poucas pessoas sabem que isso pode ser muito prejudicial para o carro.

Ficar atento e evitar esse mal hábito é muito importante. Assim como o excesso de peso pode nos causar alguns malefícios a saúde, com o carro não é diferente, pode diminuir a sua vida útil. Além de colocar em risco a segurança de todos.

1

Quais são os efeitos que o excesso de peso gera?

1- Desgaste de pneus

Quando o carro está cheio, automaticamente os pneus precisam de mais pressão. Cada modelo possui indicação de calibragem para o veículo vazio e com carga total, limite esse que deve ser respeitado. Caso contrário, o desgaste será maior e a estabilidade do carro será reduzida. Dirigir com sobrecarga também danifica a estrutura do pneu e pode causar deformações, como bolhas, o que diminui a vida útil.

2- Aumento de consumo combustível

Ao usar o automóvel com peso extremo, o aumento do consumo será um dos primeiros sinais que o motorista irá perceber. Para poder funcionar na mesma velocidade de costume, o motor será mais exigido, o que resultará em maior consumo de combustível.

3- Suspensão

O sistema de suspensão é submetido a um aumento no desgaste quando ocorre o excesso de peso. A exigência do amortecedor para controlar o veículo é maior. Por exemplo, componentes como as molas serão submetidos a um esforço mais elevado. É perceptível através de ruídos e folga no sistema.

4- Falha nos freios

Dirigir um carro com sobrepeso, exigirá mais do freio. Pois, o sistema será submetido a um esforço maior para conseguir parar. Quanto maior a velocidade, maior a dificuldade. Com isso, esse esforço extra pode ocasionar o desgaste prematuro do sistema.

5- óleo /P>

O aumento do consumo do óleo pode ser o efeito menos perceptível ao motorista, mas não deixa de ser importante. Com o peso extremo, o motor do carro é mais exigido para desempenhar uma determinada velocidade e consequentemente o consumo de óleo para lubrificar o motor aumenta.

Dica extra:

E para que tudo ocorra da melhor maneira possível e você não tenha dor de cabeça, tem mais algumas dicas e boas práticas que você deve ficar atento.

Lugar de carga é no porta-malas: se não tomar os devidos cuidados em relação a isso, pode causar alguns problemas. Além dos desgastes pelo excesso de peso, tem as famosas multas e os pontos na carteira. Mas não acaba por aí, se não ficar atento a esse ponto, tem consequências que podem custar muito mais caro, como: acidentes.

Bagageiro e rack: caso realmente seja necessário levar um maior número de carga, não é necessário comprometer o a parte interna do automóvel. Basta ampliar a capacidade de carga, com o uso dos bagageiros e racks de teto que se torna uma ótima opção nessa situação. É fundamental fazer sua instalação seguindo as instruções e os limites de peso estabelecidos pelo fabricante, assim como na forma de acomodar e fixar a carga. Caso contrário, há risco de a bagagem se soltar e cair com o carro em movimento, provocando um acidente. E sua carga não pode ultrapassar a lateral do veículo e sua altura máxima é de 50 centímetros acima da linha de teto.

3

Vale a pena aplicar as dicas do mestre, gostou e quer ler mais sobre carros e o mercado automotivo? Siga a Autoglass nas redes sociais e confira nossos posts semanais aqui no autoglass.com.br/noticias. Compartilhe com os amigos para que eles saibam os efeitos do excesso de peso e carga e pratique boas práticas.

Mas caso ocorra algo, não se preocupe! A Autoglass te ajuda, temos mais de 70 lojas para te atender em todo o Brasil quando o assunto for peças e vidros automotivos. Todos os serviços são realizados por técnicos treinados e qualificados para realizar uma entrega de qualidade. Conheça também nossa loja virtual, o autoglassonline.com.br e aproveite as melhores condições de compras e se precisar de ajuda você pode contar com um dos nossos especialistas online.

Não se engane, fique esperto! Quebrou? Trincou? Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina