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10 coisas que você nunca deve fazer com seu carro

Dirigir com o passar do tempo vai ficando mais simples, porém ao mesmo tempo alguns hábitos são adquiridos, e alguns deles podem ser prejudiciais e até mesmo diminuem a vida útil do carro. Confira no blog de hoje 10 coisas que você nunca deve fazer e que certamente vão ajudar a você preservar seu carro.

O que nunca devo fazer com o meu carro?

1- Colocar várias chaves junto com a chave de ignição

Algumas pessoas têm o hábito de anexar várias chaves adicionais à chave principal do veículo. Pode parecer prático, mas, a longo pode danificar o miolo de ignição do seu carro. Pode parecer pouca coisa ou até mesmo insignificante, mas sensivelmente o peso adicional das outras chaves, pode causar avarias e fogos no miolo, ou até falhas nas engrenagens a longo prazo, prejudicando o bom funcionamento do terminal de ignição.

2- Apoiar o pé na embreagem

Manter o pé esquerdo sob o pedal da embreagem ou acioná-la quando for freia também não é um hábito muito adequado e pode sair bem caro. A embreagem só deve ser acionada no momento da troca de marcha. Pisar fundo no pedal em qualquer outra situação é totalmente desnecessário e leva ao desgaste prematuro do sistema. Um sinal de desgaste é a dificuldade de engate na primeira marcha.

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3- Andar com o tanque na reserva

Dirigir o carro com o tanque na reserva é um pouco arriscado, pode causar problemas mecânicos. O tanque vazio pode queimar a bomba de combustível, já que ela necessita da gasolina ou etanol para o seu processo de resfriamento. É valido lembrar que zerar o tanque do veículo pode render multa de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), parar em uma via por falta de combustível é uma infração de trânsito média que acrescenta 4 pontos à CNH. E o veículo ainda pode ser removido do local e levado ao pátio.

4- Deixar de calibrar os pneus

Os pneus devem ser calibrados a cada duas semanas e sempre seguir a pressão indicada no manual do proprietário. A calibração correta garanti a estabilidade da curva também pode reduzir a força necessária exigida pelo motor para mover o veículo.

5- Ignorar as luzes acesas do painel

As luzes do painel são usadas para informar ao motorista sobre as condições de funcionamento do carro. Quando acendem, podem indicar uma falha no automóvel, como problemas no sistema de freios, lubrificação e injeção eletrônica.

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6- Acionar vidros elétricos ao mesmo tempo

Normalmente, em dias mais quentes, pode acontecer de abaixar os quatro vidros elétricos ao mesmo tempo. Mas isso não é um hábito recomendado. Outra orientação é "nunca" acionar um dos vidros elétricos por meio do interruptor do motorista enquanto o passageiro abre ou fecha o mesmo vidro no sentido oposto.

7- Não ponha óleo demais no motor

O motor sempre vem com uma haste que marca o ponto que está "cheio" - isso não significa que está completo, mas está na altura correta indicada. Ao completá-lo até este nível, não o exceda, caso contrário, poderá causar uma falha catastrófica, além da fumaça que será expelida por todos os pontos do carro.

8- Dar tranco no motor

O especialista da Autoglass destaca que é um recurso muito utilizado quando o carro não quer da partida, afinal, quem nunca viu ou já fez isso? O problema é que esse recurso pode provocar um salto nos dentes da correia de distribuição, atingindo pistões e válvulas, causando prejuízo é terá necessidade de abrir o motor. A outra consequência pode ser, o salto de um ou mais canais da Correia Poly V, que leva ao rompimento da peça e isso pode impedir o funcionamento da refrigeração do motor, a bomba d’água deixará de funcionar, assim também como o alternador e o compressor de ar-condicionado, ou até mesmo a direção hidráulica.

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9 - Andar com o motor frio

Ligar o carro e já sair andando não é boa decisão. A temperatura baixa do motor e a falta de lubrificação levam ao desgaste dos componentes. O motor de um carro foi desenvolvido para trabalhar em uma temperatura ideal, que varia entre 80°C a 100°C na maioria dos casos. Com o motor frio, o pistão vai se mover de maneira mais bruta.

Além disso, o óleo do motor é muito importante para o funcionamento do carro. Ao girar a chave para ligar o veículo, esse óleo começa a ser enviado para a parte de cima do motor, onde ocorre a combustão.

Porém, em um veículo que ficou desligado por algumas horas, todo esse óleo já teve tempo suficiente para escorrer para a parte de baixo do motor. E para chegar até a parte de cima novamente leva alguns segundos. Por esses motivos, é fundamental deixar o carro ligado por alguns minutos antes de pisar no acelerador.

10- Excesso de peso

O excesso de peso é outro fator que pode passar despercebido no dia a dia, mas que causa diversos malefícios ao automóvel, o prejuízo envolve maior desgaste dos pneus, aumento do consumo de combustíveis, suspensão, óleo e constante necessidade de manutenções. Então fique atento, em todos os manuais de carros há indicação de peso máximo do veículo carregado.

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