Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

De olho no Pneu: descubra a hora certa de trocar os pneus do seu carro.

Os pneus de um carro são itens de extrema importância. É ele que mantém o contato do veículo com o solo, criando aderência à pista. Assim, ele também suporta o peso do veículo e garante a estabilidade, gerando mais conforto ao motorista e aos passageiros. Por isso, é importante estar atento e saber a hora certa de substituí-los.

Confira como definir o momento certo de realizar a troca e a real importância disso:

1- Desgaste

Quando andamos com o carro, o pneu se desgasta com o atrito. Isso faz com que ele perca suas características como os sulcos, drenos e covas, responsáveis por garantir sua estabilidade e eficiência.

Quando você notar que esses elementos apresentam claros sinais de desgaste, provavelmente será o momento ideal para trocar os pneus.

MicrosoftTeams-image (11)

2- Quilometragem, prazo e validade

Outro ponto importante a ser observado é a validade e a quilometragem suportada pelo pneu. Fique de olho na hora da compra, essa informação fica geralmente na lateral do pneu e nas etiquetas, geralmente eles têm validade de 5 anos. Inclusive, o fabricante pode identificar qual a quilometragem máxima que determinado pneu consegue rodar.

O especialista em mecânica da Autoglass lembra que um pneu pode ser compativel com varios modelos de carro, por isso o desgaste está muito relacionado ao uso do veículo. Fatores como perfil de direção do motorista, peso transportado e tipo de pista interferem muito na vida úti deles. Por isso, é importante estar atento e fazer as verificações periódicas.

3- Banda de rodagem

A banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato diretamente com a pista. Nela, estão presentes os sulcos - canais em baixo-relevo que escoam a água em caso de pista molhada. Quanto mais desgasta a banda de rolagem, menor a capacidade de dispersão de água. Dessa forma, já não se torna mais seguro. O controle desse desgaste nem sempre é simples de ser feito a olho nu, e por isso, os fornecedoras passaram a aplicar durante o processo de fabricação os chamados TWI, um indicador que fica localizado dentro de cada sulco.

Ao comprar pneus novos, você irá perceber que o TWI é completamente invisível. Mas com uso e o passar do tempo ele vai aparecendo na superfície do pneu, quando esse ressalto já estiver em contato com o chão, chegou a hora de trocar o pneu do seu carro.

MicrosoftTeams-image (11)

4- Bolhas, rompimentos e outras irregularidades

É importante manter uma rotina de revisão no veículo, mesmo que sejam feitas em casa, e os pneus não devem ficar de fora dela. Assim como ficamos de olho se os níveis de óleo ou de fluído de arrefecimento estão de acordo, deve-se verificar se ao longo da superfície do pneu são encontradas deformidades como bolhas, buracos ou saliências. É a partir deles que um problema muito mais grave pode acontecer, como a explosão do pneu.

Lembre-se existem outras maneiras de avaliar o estado do pneu, não é apenas o contato visual. Você consegue identificar através do excesso de vibração do carro, que pode indicar uma irregularidade no pneu. Outro ponto a se notar é o desalinhamento constante do veículo ou falta de balanceamento.

5- As laterais

Assim como nas bandas de rodagem, nas laterais podemos encontrar sinais de desgaste ou de problemas no pneu. Sempre observe se tem sinais de ressecamento, ranhuras ou rasgos nessa parte do pneu. Caso você encontre qualquer um desses sinais, leve seu carro a um especialista imediatamente!

MicrosoftTeams-image (12)

Gostou das dicas e quer saber mais sobre carros e o mercado automotivo? Siga a Autoglass no Instagram e Facebook e confira nossos posts semanais aqui no autoglass.com.br/noticias.

Lembre-se, conte com nossas mais de 70 lojas pelo Brasil sempre que precisar de uma solução para seu automóvel e garanta a melhor qualidade em peças e serviços automotivos. Em nosso estoque você encontra variedade de verdade em vidros, amortecedores, faróis, lanternas, retrovisores, e muito mais! Além disso você tem em nossas lojas serviço de aplicação de películas, higienização e troca de filtro do ar acondicionado.

Conheça também nossa loja virtual, o autoglassonline.com.br e aproveita as melhores condições de compras e se precisar de ajuda você pode contar com um dos nossos especialistas online.

Quebrou? Trincou? Não se engane, fique esperto! Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina