Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Motor turbo: tudo que você precisa saber

Por muito tempo, os carros turbos foram associados aos automóveis esportivos ou às competições de alto desempenho. Parecia inacessível, algo distante ou até mesmo coisa de cinema. Nos últimos anos o perfil do consumidor de automóveis no Brasil se modificou bastante, e hoje se tornou imprescindível a associação de potência e conforto. Por outro lado, o avanço da tecnologia na mecânica permitiu fabricação de motores turbo mais eficientes em relação ao consumo e potência significativamente superior aos motores aspirados, e muitos modelos hoje já saem das linhas de produção com versão turbo. Com essa nova realidade é bom ficar atento como funciona e as vantagens que isso traz ao motorista.

1-Como funciona o motor turbo?

O motor turbo tem um desempenho melhor do que os motores convencionais, pois no motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, possui o turbocompressor, um coletor que retira a energia que está saindo do escapamento e move o rotor do compressor, assim o ar atmosférico é aspirado e pressurizado para o motor. Com mais ar dentro da câmara de combustão, a potência aumenta.

1 (1)

2- Carro turbo consome mais combustível?

Os avanços da tecnologia no motor geraram de fato uma melhor eficiência, como comunica os fabricantes, afinal o motor entrega mais potência com menos esforço. A resposta é que o gasto não será superior se o condutor não pisar forte. A exigência de desempenho pode mudar, no entanto, se o motorista acelerar muito mais que no carro movido a motor aspirado. É importante lembrar a eficiência do motor turbo é consequência de um aproveitamento maior de energia – que no motor aspirado é desperdiçado via escapamento.

3- Manutenção

Os motores turbos precisam de uma manutenção muito mais completa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas e, se ocorrer uma avaria, o reparo será muito caro. Fundamentalmente deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.

2 (1)

4-Vantagem do motor turbo

Podemos dizer que o carro turbo é um caminho sem volta, já que esse tipo de motor se apresenta como uma evolução do aspirado. O motor turbo traz algumas vantagens importantes para o consumidor e ao meio ambiente, e uma delas é o menor nível de emissão de gases poluentes. Todos sabem que a forma mais eficaz de reduzir as emissões de poluentes é diminuindo o consumo de combustível, resultado obtido com êxito pelos sobrealimentados. Somando a menor sede do motor com a reciclagem dos gases de escape, podendo afirmar categoricamente que o turbo é um aliado do meio ambiente.

5- Marca e modelo

Se você nunca dirigiu um carro com motor turbo, fica a dica: faça um test-drive, sem compromisso. Entre as marcas com maior presença no Brasil, a Volkswagen é uma das que oferece a maior gama de modelos turbinados: há o 1.0 (Up! e Polo), 1.4 (Golf, Tiguan e Jetta), 2.0 (Golf, Jetta, Passat e Tigua). Com turbo, um carro 1.0 costuma ter aceleração e retomadas parecidas com as de um 1.6.

Os carros turbos mais vendidos do Brasil

1. Chevrolet Onix Turbo
2. Chevrolet Onix Plus Turbo
3. Chevrolet Tracker
4. Toyota Hilux Turbodies
el 5. Volkswagen Polo
6. Fiat Toro Turbodiesel
7. Volkswagen Nivus
8. Volkswagen Virtus
9. Volkswagen Amarok
10. Hyundai HB20 Turbo
11. Toyota SW4 turbodiesel

A Autoglass é referência quando o assunto são peças automotivas. O maior estoque de vidros e auto-peças da América Latina está perto de você com mais de 70 lojas espalhadas pelo Brasil. As melhores marcas e a maior variedade em suspensão, faróis, lanternas, para-choques, vidros e itens mecânicos você encontra aqui. Na Loja Virtual da Autoglass, autoglassonline.com.br, é possível contar com especialista online em tempo real para ajudar encontrar a peça do seu carro e tirar suas dúvidas.

Fique por dentro de novidades sobre o mundo automotivo e confira dicas de como manter seu veículo seguindo nosso Instagram e nosso canal no Youtube.

Não se engane, fique esperto! Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina