Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Confira 6 dicas para fugir de problemas gerados pelo sol e chuva no dia-a-dia

Nas cidades brasileiras têm se tornado cada vez mais difícil encontrar espaços com garagens exclusivas e cobertas. Muitos empreendimentos residenciais novos têm assumido o perfil de estacionamento aberto, comum em mercados e shoppings, além disso, seja no trabalho ou em passeios é rara a possibilidade de estacionar o carro em lugar protegido do sol ou chuva. A solução é deixar o veículo ao relento, sob sol e chuva. A questão que surge é: isso provoca danos aos veículos? Como proteger meu carro da ação da chuva e do sol?

1  

Quando o carro está no sol ou sob chuva por longos períodos fica sujeito a degradações que normalmente são percebidas à médio e longo prazo. O sol pode provocar manchas na pintura e no interior do veículo, especialmente em regiões onde a intensidade solar é grande. Além disso a radiação pode amarelar ou esbranquiçar partes plásticas. Embora a pintura em veículos seja muito resistente à água, em grandes cidades, devido à poluição há alteração no Ph da chuva e ocorrem as conhecidas chuvas ácidas. Além de danificar a pintura essas chuvas provocam manchas nos vidros e nos faróis. Confira 6  dicas que ajudam a quem precisa deixar o carro no relento.

1 – Mantenha a carroceria do carro limpa

É muito comum observar em veículos que ficam em espaços não cobertos o acúmulo de sujeira como poeira, folhas, além de fezes de aves. Quando expostos ao sol esses materiais podem sofrer reações químicas que são capazes inclusive de romper a camada superficial do verniz. Manter uma rotina de lavagem ajuda a retirar da superfície da pintura esses agentes.

2 – Enceramento com qualidade

Para cada tipo de cor e pintura existe uma cera ideal. Pode parece simples, mas escolher uma cera de qualidade faz diferença. Pesquise o melhor material para seu carro e a forma correta de usar. Normalmente as ceras são de fácil aplicação e inclusive o processo pode ser feito em casa. As ceras atuam como um selante para os poros da pintura, impedindo que abrasivos penetrem e provoquem degradação, além disso ajudam a repelir água e sujeira. É importante não deixar acumular cera na pintura e observar o período de ação do produto escolhido.

3 – Cristalização e Vitrificação

A cristalização e a vitrificação são processos bastante parecidos. Nesse processo é aplicada no carro uma resina especial que cria uma camada protetora na pintura. Isso faz com que a resistência à ação do sol e da chuva ácida seja muito maior. A vitrificação pode alcançar a duração de 3 anos e a cristalização em média mantem efeito por 6 meses. Embora uma opção mais cara é bastante eficiente além de ajudar a manter a originalidade e valor do veículo.

4 – Capas protetoras

As capas estão no mercado com uma grande variedade disponível. É importante prezar por um material de qualidade e com forração interna em tecido.  Materiais mais modernos, como Lycra, já podem ser encontrados com proteção impermeável. É fundamental lembrar que para usar a capa o carro deve estar seco, frio e sem grande sujidade para que não haja danos nem a pintura nem a capa.

5 – Reparadores de plástico

Carros que ficam expostos ao sol sofrem com o desgaste das partes de plástico. Uma solução é usar produtos reparadores e protetores. Eles podem atuar no embelezamento, devolvendo a cor do plástico e como protetor por conterem filtros contra ação da radiação.

6 – Invista em películas

O interior do veículo sofre tanto quanto o exterior quando ficam ao relento. O ideal nesse caso é investir em películas de qualidade. Películas pigmentadas e com proteção ultra violeta impedem a rápida degradação de tecidos e plásticos além de impedir a deformação por calor. Os para-brisas podem ser protegidos com tapa-sol e com películas Air-blue, porém com alta retenção de radiação e calor.

2  

Os brasileiros são apaixonados por carros e cuidar dessa propriedade é hobby para muitas pessoas, e se não é possível deixar o carro seguro na sombra e longe da água fresca, essas dicas farão muita diferença na estética. Você pode contar com a Rede Autoglass, que tem mais de 70 lojas pelo Brasil e o maior estoque de vidros da América Latina, além de ter uma equipe de especialistas em peças automotivas. Quebrou, trincou: Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina