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Água nos faróis e nas lanternas: entenda a diferença entre condensação e infiltração

O funcionamento ideal dos faróis e lanternas é muito importante para a segurança do veículo, por isso é fundamental ficar de olho nas peças e fazer uma conferência com certa rotina e não ser pego de surpresa com uma lâmpada queimada ou farol danificado por água.

É muito comum para quem dirige se deparar com umidade dentro dos faróis e lanternas, especialmente, depois de trafegar por estradas molhadas ou em tempo chuvoso. E essa situação é percebida inclusive em veículo novos ou com peças novas. Isso significa que os faróis e lanternas dos carros estão quebrados?  Não necessariamente, e é nesse momento que aparecem duas situações que podem gerar problemas para o condutor, a condensação e a infiltração.

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A infiltração está associada normalmente a um defeito de fabricação ou acidente que gerou impacto na peça. Quando são fabricados as lanternas e faróis recebem borrachas de vedação e ajustes para que não permitam a entrada de água e alguns pontos para saída de umidade. Isso garante que ao mesmo tempo a peça não receba água, mas tenha ventilação para retirar a umidade concentrada. A infiltração ocorre principalmente quando essas borrachas e ajustes não são capazes de reter a água. Já a condensação não tem relação com defeito de fabricação, acontece quando o interior dos faróis e lanternas recebem muita umidade do ambiente durante o tráfego, especialmente em dias de muita chuva. Quando o carro é desligado, a temperatura das lentes do farol e da lanterna diminuem consideravelmente gerando a condensação do vapor d’agua na superfície fria. É importante conferir se os tampões do farol, que podem ser retirados para troca de lâmpadas, estão bem ajustados à peça.

Qual a solução para condensação e para a infiltração?

A condensação é comum e por isso, se o farol ou lanterna recebe a ventilação adequada a umidade tende a sair quando o carro for ligado novamente. Uma solução simples é circular com o carro em uma via seca com as lâmpadas acesas. Isso vai gerar circulação e ventilação nas peças e a condensação some. Caso o problema persista é importante ir a uma oficina especializada para que seja feita a secagem da peça e a montagem adequada.

Já no caso de peças com infiltração o indicado é realizar a troca. Faróis e lanternas durante o processo de fabricação são soldados na grande maioria das vezes por ação mecânica, ou seja, com uso de muita pressão. Por isso reparos ou remendos não surtem efeito e a peça voltará a sofrer com água e umidade.

O que a infiltração pode gerar nos faróis e lanternas?

Um dos principais problemas observados em relação a infiltração por motoristas, é queima de lâmpadas e curtos no sistema. Mas isso ocorre quando há muita água no conjunto ótico e por um tempo considerável. O especialista da Autoglass na linha de faróis e Lanternas alerta sobre alguns riscos para quem insiste em usar faróis com infiltração: “a lente do farol é preparada para receber um faixo de luz que é regulado e ajustado para melhor visibilidade do motorista, quando se tem gotas de água na parte de dentro do farol, cada gotícula dessa funciona como um pequeno espelho que provoca refração de luz que prejudica muito  a funcionalidade da peça. Já para as lanternas, vale a pena lembrar que são normalmente formadas por duas partes: a carcaça e uma placa de circuitos, o risco está na queima dessa placa de circuitos por conta da água. Isso acarreta um “apagão” das luzes de pisca e de freio.”

E para quem gosta de cuidar do carro e se importa com o visual, outro problema gerado pela infiltração é o amarelamento ou manchas no farol.  A médio prazo, devido a sujeira na água e o calor durante o funcionamento, a lente tende a mudar a coloração.

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O que fazer se não souber a diferença entre infiltração e condensação?

Segundo o especialista da Autoglass a melhor opção é buscar um profissional da área: “como a diferença entre infiltração e condensação muitas vezes é pequena é importante levar para uma vistoria, caso o carro seja novo, ou em uma oficina especializada. No dia-a-dia das nossas lojas muitos clientes buscam pela troca e as vezes o problema é solucionado com um ajuste nos tampões, e em alguns casos fazemos a troca, pensando especialmente na segurança e na vida útil do sistema ótico.”

Caso perceba alguma alteração nos faróis não demore muito em buscar a solução. A Autoglass tem mais de 70 lojas e uma equipe técnica capacitada para identificar e solucionar os problemas do sistema de iluminação, além de um moderno Centro de Qualidade que trabalha para escolher os melhores produtos certificados disponíveis no mercado e oferecer para os donos de carros itens somente com os padrões originais. O mais variado estoque do Brasil também está à disposição no autoglassonline.com.br. Só na #LojaVirtual da Autoglass é possível fazer seu pedido e escolher fazer a instalação grátis de faróis, lanternas e retrovisores em uma de nossas lojas mais próximas a você. Todas as peças vendidas e instaladas na Autoglass têm Garantia de 1 ano para você ter a certeza de ter escolhido o melhor para o seu carro.

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