As novidades do Fiat Argo 2021 acompanham o movimento da montadora de voltar a disputar a liderança no segmento de veículos leves (passeio), perdida para a GM em 2015 que emplacou 41 mil veículos a mais que a fabricante italiana.
A proposta da montadora é dar aos seus carros os traços do pacote S-Design, já vistos nas linhas da Nova Strada, Cronos e da Toro. O visual mais arrojado, robusto dão o tom de esportividade e elegância para os modelos. As principais características do S-Design da Fiat são as rodas ou calotas escurecidas, os novos logos também escurecidos, interior com linhas esportivas e maior refino no acabamento além de decalques e badges exclusivos.
A principal mudança no visual do carro é na frente. A Fiat passou a aderir a partir da Nova Strada a remodelação da marca e do logo. Os modelos 2021 passarão a ter o novo logo Script da Fiat e o retorno da Fiat Flag nas grades e laterais (dependendo do modelo), na tentativa de reposicionar a marca e fazer com que as mudanças não fiquem só no visual dos veículos. Confira os detalhes da nova grade da montadora.
Foram apresentadas 6 versões já com mudanças, e feito o anúncio do fim da produção da versão Precision 1.8. Confira as versões:
Fiat Argo 1.0
Fiat Argo Drive 1.0
Fiat Argo Drive 1.3
Fiat Argo Trekking 1.3
Fiat Argo Trekking 1.8 AT
Fiat Argo HGT 1.8 AT
Os preços variam de R$53.990 na versão Argo 1.0 até R$74.990 na variante Argo HGT 1.8 com câmbio Automático.
Novos Equipamentos e Tecnologias
A versão Trekking passara a ser oferecida com motores 1.3 e 1.8, ambas com controle de estabilidade, tração e assistente de partida de série. As novas rodas de liga leve escurecidas e com o Logo Script são novidades. O modelo 1.8 HGT conta com volante em couro e apoio de braço central e o excelente ar-condicionado digital já na série. Para quem gosta de modernidade, a versão HGT contará com uma tela TFT no painel de instrumentos substituindo a de LCD que era aplicada em outras versões. A tecnologia TFT cores e imagens com mais precisão.
A versão HGT também teve o interior escurecido e conta com ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, Hill Holder, Logos FIAT escurecidas e Keyless Entry n Go (que libera o uso do telecomando para destravar as portas e ligar a ignição; sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas e na tampa do porta malas, somados ao botão de ignição instalado no interior da cabine). Detalhes como o aerofólio e as rodas de 17 dão o topo de linha do Argo ar bastante esportivo.
Outro detalhe interessante em grau comparativo é a relação de preço entre o HGT (topo de linha do Argo) e a versão de entrada do novo Peugeot 208, que já apresentamos em nosso Blog. O modelo da Fiat tem preço sugerido de R$74.990, mesmo valor da versão de entrada da montadora francesa.
E a versão de entrada? O que vem nela?
É comum quando a montadora anuncia um novo modelo ou alterações em seus veículos, apresentar inovações que normalmente só se aplicam aos modelos mais completos. A Fiat não se preocupou muito em quebrar essa tendência. A versão Argo 1.0, que é a de entrada, conta com poucas novidades em relação ao modelo lançado em 2018. A principal mudança está na nova grade dianteira e o novo padrão de calotas. O modelo se adequa ao conhecido completo do Brasil com direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem, isofix para cadeirinha de bebês e vidros elétricos (somente na dianteira).
Por ser uma versão de entrada até mesmo os opcionais são poucos. Se limitam ao som com antena, dois alto-falantes dianteiros e traseiros e dois tweeters, além de limpador e desembaçador do vidro traseiro.
A versão intermediária, Argo Driver 1.3 já é mais robusto em novidades de série. Por R$61.990, além dos itens do modelo de entrada se tem faróis com Led, sistemas de monitoramento de pressão de pneus, sensores de estacionamento, volante multifuncional e retrovisores elétricos.
Motor e consumo
O Argo 2021 vem equipado com três motores já conhecidos da montadora. As variações são entre o motor que tem três cilindros com 1.0 litro ou quatro cilindros com 1.3 litro, feitos de alumínio, mas com apenas duas válvulas por cilindro. O Motor 1.3 Firefly tem quatro cilindros e oito válvulas. O motor 1.8 conta com o propulsor E.torQ, prometendo entregar 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol.
O consumo da versão 1.0 é de 4,2 km/litro na cidade e 15,1 km/litro na estrada, com gasolina. Com etanol, o Argo obteve 9,9 km/litro na cidade e 10,7 km/l na rodovia. A versão 1.3 foi anunciada com o mesmo padrão de consumo. Já a versão 1.8 Automática promete entregar 10km/l na cidade e 13,8km/l em rodovia abastecido com gasolina.
O mercado tem aceito bem o Argo, especialmente, pela confiabilidade da mecânica e da manutenção mais barata que alguns concorrentes. A relação consumo/eficiência pesa também para o consumidor escolher o modelo da Fiat. Ele recebeu a nota A do Inmetro para parâmetros de eficiência.
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