Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

Limpeza Automotiva: dicas para uma limpeza de qualidade e prática

Limpeza Automotiva: dicas para uma limpeza de qualidade e prática

Limpar o carro pode ser uma tarefa árdua para muitas pessoas, porém, muitos donos e donas de veículos cumprem essa missão como um hobbie. Se você está no time de quem não sabe por onde começar uma boa limpeza no possante, ou é daqueles que investe horas e horas no cuidado com o carro, e quer otimizar seu tempo vale a pena ler este blog para saber os passos para uma higienização prática e de qualidade.

A limpeza de rotina em um carro é importante para retirar o excesso de sujeira das superfícies do carro e tecidos. Agora se o carro estiver muito sujo e uma limpeza em casa não surtir efeito, vale a pena investir em uma higienização profissional.

Por onde começar?

Mesmo uma limpeza simples tende a ser cansativa, por isso o ideal é começar limpando a parte interior do veículo. Lavar o carro em dias chuvosos não é uma boa opção, escolha dias ensolarados. A primeira coisa a se fazer é tirar o carro do sol, isso porque a luz do sol pode interagir com os produtos de limpeza gerando manchas.

No mercado é muito comum encontrar uma grande variedade de produtos de limpeza automotiva, invista em produtos de boa qualidade, assim você economiza na quantidade e os resultados são melhores. O barato muitas vezes não significa economia.

Limpeza interna

Teto e partes plásticas

Inicie a limpeza preparando uma mistura de água, sabão neutro e um desinfetante sem álcool ou cloro (para evitar manchar os tecidos). Espalhando a mistura com um borrifador pelo teto e partes de plástico e remova a sujidade com uma toalha de microfibra.

Painel de instrumentos

O painel de instrumentos merece uma atenção especial. Com uma toalha ou escova de pelo remova a poeira. Dê uma atenção especial para os cantinhos assim você previne o acumulo de sujeira nos instrumentos. Um pano umedecido com detergente é suficiente para limpar o painel sem afetar a parte elétrica.

Bancos

Só limpe os estofados depois de já ter limpado as portas e o teto. Imagina dar um trato nos bancos e depois sujar tudo na hora de limpar o teto? Normalmente eles dão mais trabalho. O ideal é começar aspirando e depois com o borrifador espalhar a mistura (uma dica muito boa é usa amaciante para deixar um cheirinho bom) e rapidamente esfregue uma toalha, é bom lembrar que a espuma do estofado retém a água com mais facilidade que o material utilizado no teto. Caso seja um banco de couro use um produto específico.

Carpetes e assoalho

Enquanto os bancos vão secando aspire o carpete e dê uma atenção em baixo dos bancos e pedais. Na hora dessa limpeza é bom investir em um produto mais específico para que tenha mais sucesso. Passe o produto com uma escova (deixe-o agir por alguns minutos). Esse processo normalmente precisa ser repetido até perceber que a espuma do sabão e produto já não está tão suja. O último passo é enxaguar com uma toalha molhada e retirar rapidamente o excesso de água com uma microfibra limpa.

Limpar o carpete pode ser um desafio para muitas pessoas, o material dele tende a fazer com que grãos de areia ou sedimentos fiquem presos a ele. Se você tem habito de ir a praia ou crianças pequenas (que habitualmente tendem a sujar bastante a parte traseira do carro) uma boa dica é usar uma escova de pelos, usada normalmente para engraxar sapatos. Essa escova tem as cerdas finas e ajudam a facilitar a limpeza.

Limpeza Externa

Lembre-se que todo o cuidado é pouco para não arranhar o veículo. Não tente retirar manchas ou arranhões em casa, isso pode acabar piorando mais a situação. Se certifique que a esponja ou pano estão devidamente livre de grãos de areia. O processo não é complicado, mas lembre-se: evite deixar o sabão ou shampoo agindo por muito mais do que alguns minutos.

Use somente sabão neutro ou shampoo específico e sempre confira se não há nenhum grão de areia que possa causar arranhões na pintura.

Para finalizar a lavagem vale a pena investir em uma cera. As preferidas de quem tem carro são as sintéticas de fácil aplicação, porém normalmente tem efeito reduzido. Uma boa opção é usar uma de carnaúba, que dá um efeito na finalização e brilho mais prolongado. A aplicação é feita normalmente com uma esponja e com uma flanela de microfibra.

Vale a pena lembrar de conferir a forma de uso indicada nos rótulos dos produtos escolhidos para limpar seu carro.

A maior parte dos cuidados são possíveis de fazer em casa, mas se durante a limpeza perceber alguns arranhões na pintura e se precisa dar aquela limpeza no ar-condicionado uma ajuda profissional é a solução para você!

A Autoglass é autoridade quando o assunto é cuidado com a pintura e ar-condicionado. Além de auto-peças e vidros automotivos as nossas lojas são especializadas também para cuidados automotivos. Em casos de arranhões você pode contar com o SRA (serviço de reparo de arranhões), a forma mais prática de cuidar da pintura automotiva, removendo riscos superficiais e corrige imperfeições na pintura.

Além do SRA você conta também com o serviço de higienização do ar-condicionado, para garantir o funcionamento ideal do sistema de refrigeração e te manter longe de fungos e alergias.

A Autoglass é maior distribuidora de vidros e autopeças do Brasil com mais de 70 lojas para te atender com a qualidade que só a Autoglass tem. Conheça nossa loja virtual e confira nossa linha completa de retrovisores, para-choques, faróis, lanternas, filtros e vidros. Quebrou? Trincou? Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina