Compre On-line!

Receba seu produto em casa, retire ou instale na loja mais próxima!

Voltar para Notícias

A Perua mais ilustre do Brasil que fez e faz sucesso no campo e na cidade – KOMBI

Entre 1950 a 2013, foi fabricado um dos carros mais icônicos da história, a Kombi, que enche muitos brasileiros de lembranças. Todas suas histórias são fascinantes, além daquelas que são contadas em particular pelos donos e os admiradores, ela já passou por todos os continentes, participou da reconstrução no pós guerra, levou encomendas e cargas no Brasil, virou picape, casa e até viatura. Mas vale a pena lembrar de uma história: como ela nasceu e evoluiu no decorrer do tempo e marcou a vida de tantas pessoas.

E o criador dos primeiros protótipos foi Ben Pon, em 1947 em sua caderneta foram feitos esboços, dando origem a um grande sucesso. E o conceito da Kombi surgiu do modelo do Fusca. O nome “Kombi”, quer dizer “veículo combinado” ou “veículo multiuso”.

1

Evoluções e Curiosidades sobre a Kombi Brasileira

Pioneira

Começou a ser vendida no Brasil em 1950 pela Brasmotor, que montava o carro com peças importadas da Alemanha. A partir de 2 de setembro de 1957 as primeiras unidades brasileiras foram na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), com 50% de nacionalização.

2

Partidas elétricas

No início nada é fácil, as primeiras Kombis contavam com partida elétrica, pela chave, ou manual, com manivela.

4

Segurança

O tempo foi passando e a partir de 1970 a Kombi passou a ser equipada com cintos de segurança e extintor de incêndio. Proporcionando mais segurança para o motorista e passageiros. Embora nunca tenha sido sinônimo de segurança, sempre foi muito desejada pela mecânica simples, fácil manutenção e confiabilidade.

5

Kombi Diesel

Em 1981, foi criada uma versão da Kombi movida a diesel, refrigerada a água e radiador dianteiro. O modelo usava o motor 1.5 do Passat para exportação.

6

Mais de 1,5 milhão de unidades

Em 1957, eram produzidos 8 carros todos os dias. No primeiro ano, a Kombi vendeu 522 unidades. Na década de 60, a Volkswagen bateu o recorde da época, produzindo 22.000 veículos naquele ano. Em 1962, a empresa vendeu 53.073 unidades. No último ano de produção, 2013, a produção anual da empresa ultrapassou 1,5 milhão de Kombis, num total de 1.557.984 unidades ao longo dos anos.

7

Só um padrão

A partir dos anos 2000, a Volkswagen decidiu produzir o carro somente na cor branca e com apenas um modelo de tecido para os bancos, formato usado até o fim da produção.

8 32

Produção Final

A série final de Kombis recebeu o nome de "Last Edition", e foi customizada pela empresa Rontan. A série teve 1.200 unidades produzidas.

9.1

O Fim

A Kombi só parou de ser fabricada no Brasil no dia 18 de dezembro de 2013. No mês de janeiro do ano seguinte, o Conselho Nacional de Trânsito passou a exigir a presença de airbags e freios ABS em todos os veículos nacionais, itens que não eram comportados pelo modelo da Volkswagen.

11.1

Última unidade

A última unidade produzida, foi enviada para o museu da Volkswagen em Hannover, na Alemanha.

Dia Nacional

Com tantas histórias e momentos importantes, ela possui o próprio dia. Desde 2014, o dia considerado inteiramente da Kombi é 2 de setembro. Essa data é comemorada pelos admiradores do veículo, com autorização da Volkswagen.

1245

Micro-ônibus do futuro

E como tudo que é bom não pode ter fim, no mês de agosto de 2017 a Volkswagen anunciou que vai produzir a nova Kombi. O carro será elétrico e deve chegar no mercado em 2022. O veículo pode parecer pequeno por fora, porém tem o interior espaçoso, de acordo com a empresa. O carro também poderá ser utilizado para levar cargas, mantendo sua característica de utilitário.

15

Você sabia?

O especialista da Autoglass afirma que a Kombi e os carros antigos, possuem os vidros fixados por borrachas, e não colados, por isso uma instalação bem-feita é essencial para manter a originalidade, segurança e resistência a infiltração. A borracha certificada é importante para uma instalação de qualidade e uma maior durabilidade.

Quando o assunto é carro, a Autoglass se destaca! Lembre-se, conte com nossas mais de 70 lojas pelo Brasil sempre que precisar de uma solução para seu automóvel e garanta a melhor qualidade em peças e serviços automotivos. Em nosso estoque você encontra variedade de verdade em vidros, amortecedores, faróis, lanternas, retrovisores, e muito mais! Além disso você tem em nossas lojas serviço de aplicação de películas, higienização e troca de filtro do ar acondicionado.

Conheça também nossa loja virtual, o autoglassonline.com.br, somos entusiastas dessa perua que fez e faz tanto sucesso e por isso nossa linha de produtos conta com peças para ela e muitos outros modelos da Volkswagen. Aproveita as melhores condições de compras e se precisar de ajuda você pode contar com um dos nossos especialistas online.

Quebrou? Trincou? Não se engane, fique esperto! Autoglass é o nome certo!

O QUE VOCÊ PROCURA?

SIGA A AUTOGLASS NAS
REDES SOCIAIS:

FALE COM A AUTOGLASS:

  • 0800 025 6313 | Consumidor
  • 0800 707 5150 | Segurado – Elogio/Reclamação
  • 0800 979 3828 | Revendedor
  • 0800 701 5222 | Oficina